Umas das muitas características de um bom líder, acredito que seja saber delegar autoridade; possuir discernimento para saber quando, para quem e, como delegar tarefas e responsabilidades, é muito importante para o desenvolvimento do grupo.
Entre outras práticas, as reuniões podem exercer uma influência muito significativa no comportamento da equipe, pois o trabalho, metas e métodos individuais estão expostos para a maioria do grupo, essa exposição tende a mitigar tendências antiéticas, pois o julgamento dos integrantes com uma suposta má índole, pode trazer resultados negativos para o autor. Embora algumas técnicas orientem a recompensar o desempenho, levando-se em consideração apenas os resultados e não os métodos, acredito que não seja este o comportamento que esperamos de um líder.
Um termômetro do desempenho ético do grupo seria a forma como procedem, se há veracidade nas informações divulgadas, se não omitem ou encobrem falhas, subornos, desvios de ordem financeira, se mostram respeito pelo trabalho dos outros, se não procuram se apropriar ou tirar proveito de resultados que não lhes pertencem e se respeitam as regras estabelecidas pela empresa.
"A Liderança não é sobre
títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma Vida que influência a outra"
(John C.
Maxwell).