Gestão do custo de um projeto


Uma das principais funções de um gerente de projetos, é justamente trabalhar com a disponibilidade de recursos proficuamente, priorizando e canalizando estes recursos de forma programática. É semelhante ao funcionamento de um processador, devemos trabalhar com a escassez, e um planejamento bem elaborado é condição imprescindível para o êxito em nossa empreitada.

A necessidade de se iniciar um projeto, na maioria das vezes, provém de um problema ou circunstância que se deseja suprimir, e este propósito deve ser estudado minuciosamente para que possamos atingi-lo. A análise multicritério de apoio à decisão nos auxilia na tarefa de entender o problema, e devo dizer que é um caminho praticamente inevitável. A escolha dos critérios é um processo muito complexo, pois sem um conhecimento profundo sobre os assuntos tratados, a possibilidade de tomar decisões equivocadas aumenta.

A tomada de decisão poderá ser qualitativa ou quantitativa, e o preceito escolhido visa os interesses da organização, eles podem ser, financeiro, estratégico, de urgência, partes interessadas, riscos, recursos humanos entre outros. O aspecto financeiro, certamente é um forte indicador da viabilidade do projeto.

"Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia."
(William Edwards Deming).